Tipos de Energia Solar

Existem três diferentes tipos de sistema de captação e conversão de energia solar: o fotovoltaico, o de aquecimento solar e o heliotérmico.

A forma mais comum e mais viável de uso desta fonte de energia renovável e sustentável em residências e comércios é a Energia Solar Fotovoltaica. Sua captação e geração dependem de alguns elementos como as placas solares, inversor solar ou inversor de frequência e a estrutura de fixação.

As placas solares são produzidas em materiais semicondutores, como silício, que servem para captar a energia gerada através da luz do sol. O inversor solar ou inversor de frequência transforma a corrente elétrica contínua em corrente alternada, ou seja, energia elétrica consumível por aparelhos elétricos comuns ou de grande porte.

A estrutura de fixação pode ser instalado tanto nos telhados como em montagem sobre o chão. Os cabos e conectores intermedeiam os demais elementos do sistema, transportando a corrente de forma adequada. Os sistemas fotovoltaicos on-grid são os mais utilizados em todo o mundo e
também os mais viáveis financeiramente. Eles se conectam à rede elétrica convencional e respondem por até 95% do consumo total de energia da sua empresa ou casa.

Aquecimento Solar

O segundo tipo de como a energia solar pode ser utilizada, é a energia fototérmica ou de aquecimento solar. Este sistema utiliza painéis solares (fabricados em cores escuras) do tipo coletor solar térmico que absorvem a radiação solar e aquecem a água que será armazenada em um reservatório térmico para manter a sua temperatura até o momento da utilização.

O tamanho do reservatório e a área de coletores solares térmicos necessários para o sistema varia de acordo com a quantidade de água quente utilizada no dia a dia. Mas, caso seja insuficiente, há uma parte do sistema chamada de apoio energético que conecta o sistema de energia solar a uma fonte secundária de aquecimento, seja a rede elétrica convencional ou o sistema de gás. Dessa forma, a água poderá ser aquecida mesmo que as condições não sejam favoráveis à captação de radiação solar.

Outro exemplo de energia solar é a Energia Heliotérmica. A energia do sol é acumulada em um único ponto, um receptor, geralmente constituído por espelhos (os concentradores) em uma torre alta e dentro dele haverá um líquido, que vai ser aquecido com os raios solares.

Assim como no caso da energia fototérmica, a radiação solar é absorvida e pode ser armazenada. Com isso vai começar a subir vapor, e esse vapor vai gerando energia elétrica. É uma estrutura relativamente cara e um sistema um pouco complexo, por isso é mais utilizada em processos industriais.

Reduza até 95% dos custos da sua conta de energia

O Marcel é dono de um mercado e já não suportava mais pagar uma conta altíssima de luz. Por isso resolveu fazer um financiamento para instalação de placas fotovoltaicas. Em quatro meses, veja o resultado impressionante:

Se você tem restaurante, academia, motel, hotel, hostel, mercado, açougue, padaria, lavanderia, posto de gasolina, farmácia, concessionária de veículo, escola, faculdades, cursinhos, cursos técnicos, creches, escolinhas, imobiliária, empresas em geral, casa noturna (baladas), pet shop,
sorveteria, granja, cervejaria… Essa é a sua grande oportunidade!

Essa é a sua grande oportunidade!
Simule aqui sua economia – Clique aqui

Ficou com alguma dúvida?

Ligue agora e tenha um consultoria gratuita
RIC Energia Sustentável

Tem alguma dúvida específica ou prefere agendar uma visita? Envie uma mensagem via WhatsApp: CLIQUE AQUI 
(51) 4042-4331
http://www.ricenergia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Dúvidas

ou pelo whats Atendimento
conteúdos exclusivos sobre energia sustentável? Assine nossa news