Quais telhados permitem fazer a instalação das placas fotovoltaicas?

Instalação de painéis solares em diferentes tipos de telhado

Se você está pensando em instalar um sistema de painéis solares residencial ou comercial, pode estar se perguntando se o seu tipo de telhado é apropriado para uma instalação solar.

A boa notícia é que os painéis solares podem ser instalados em praticamente qualquer tipo de telhado, mas o processo de instalação e a montagem podem variar de material para material.

Neste artigo, exploraremos os vários tipos de telhado nos quais os painéis solares podem ser instalados e como cada um tem um processo de instalação exclusivo.

Os melhores telhados para painéis solares: em que tipos de telhado você pode instalar painéis solares?

O Solar pode ser instalado em praticamente qualquer telhado – aqui estão alguns dos materiais de telhado mais usados pelos instaladores solares no trabalho:

  • Metal
  • Concreto
  • Borracha
  • Madeira
  • Telhas de barro
  • Telhas de asfalto
  • Ladrilhos de ardósia

Embora os painéis solares possam ser instalados com segurança e eficácia em todos os materiais de cobertura acima, os processos exatos de instalação podem ser diferentes.

Como tal, não existe um telhado “melhor” para os painéis solares – os painéis podem funcionar praticamente com qualquer material do telhado.

Abaixo, veremos cada um dos vários materiais do telhado e como os instaladores prendem os painéis solares a cada um.

Instalação de painéis solares em telhados e telhas

Muitas propriedades têm um telhado de azulejos, o que pode parecer uma barreira para a instalação solar.

No entanto, as empresas e instaladores criaram muitas maneiras inteligentes e seguras de facilitar a colocação de painéis solares em um telhado de azulejos ou simples.

Telhados de barro

Os telhados tradicionais espanhóis são feitos de barro – esse pode ser um material caro para instalar painéis solares, devido ao trabalho extra necessário.

Ao contrário dos telhados de asfalto tradicionais, as telhas de argila geralmente são removidas e substituídas durante uma instalação solar.

Isso ocorre por duas razões: primeiro, as telhas de argila são relativamente frágeis e podem quebrar quando os instaladores andam no seu telhado.

Segundo, para proteger adequadamente seus painéis solares, seu instalador precisa prender os pés do equipamento de estantes solares diretamente no telhado. Com telhados de barro, essa área só pode ser acessada adequadamente levantando-se os ladrilhos.

Como tal, para ancorar adequadamente o rack do painel solar, os instaladores solares normalmente removerão as telhas de argila nas áreas em que eles precisam prender os pés do rack ao telhado.

Ganchos de metal e lampejos são perfurados no telhado, e suas peças podem ser deslizadas de volta no lugar acima dos pés de montagem.

Dependendo da forma exata e das dimensões dos ladrilhos de argila em seu telhado específico, o instalador pode precisar adquirir ou fazer ganchos de formato exclusivo e piscar para que eles se encaixem e fixem corretamente sob os ladrilhos.

Em alguns casos, os instaladores podem simplesmente substituir o ladrilho original por uma nova versão de metal, combinando essencialmente o ladrilho, o pé de montagem e a intermitência em uma peça de equipamento.

Telhados de ardósia e concreto

Assim como as telhas de barro, as telhas de ardósia e de concreto são geralmente removidas e substituídas durante o processo de instalação do painel solar.

Em alguns casos, os instaladores perfuram os ladrilhos, mas é mais comum removê-los e substituí-los por um pé de montagem e piscar devido à fragilidade da ardósia e do concreto.

Instalação de painéis solares em outros tipos de telhado

Nem todos os telhados são feitos de telhas. Aqui falaremos sobre como os painéis solares são instalados em outros materiais comuns de telhado, como concreto, borracha e madeira.

Telhados planos de concreto e borracha

Algumas casas (geralmente edifícios multifamiliares ou comerciais) são cobertas com um telhado plano de concreto ou borracha.

Felizmente, você ainda pode instalar um sistema de painel solar com segurança e eficácia em ambos. Com um teto plano, os painéis precisam ser inclinados em direção ao sol para uma produção ideal.

Portanto, seu instalador solar precisará instalar estantes metálicas inclinadas para sustentar seus painéis. Muitas vezes, esses sistemas nem precisam ser conectados ao seu telhado – muitas instalações de telhado plano utilizam um sistema de lastro em vez da montagem de penetração padrão que os telhados residenciais inclinados geralmente precisam.

Os sistemas de lastro são simplesmente uma configuração de rack ponderada que mantém os painéis solares no lugar.

Com a chance de você precisar perfurar seu telhado plano para instalar painéis solares, não se preocupe – seu instalador solar garantirá que os furos que eles perfuram sejam o menor possível e selados adequadamente para evitar danos ou vazamentos no telhado.

Telhados de madeira

A instalação de painéis solares em um telhado de madeira ou cedro consiste principalmente em perfurar um parafuso no telhado e deslizar sob as peças de madeira para evitar vazamentos.

A telha de madeira pode ser quebradiça e o instalador precisará tomar precauções extras ao montar os painéis para garantir que nenhuma parte do telhado acabe rachando ou danificando desnecessariamente de qualquer forma.

Telhados metálicos

Dependendo do tipo de telhado de metal que você possui, as instalações diferem um pouco, mas a grande vantagem é que os painéis solares funcionam bem em telhados de metal.

Se você tem um telhado de metal com costura permanente, seu instalador solar nem precisa fazer furos no telhado, pois os suportes do painel podem simplesmente ser presos às costuras elevadas.

Se você estiver trabalhando com um telhado de metal corrugado, seu instalador precisará fazer furos no telhado. Isso não danificará o seu teto – assim como as telhas de asfalto ou outros tipos comuns de telhados, o selante à prova de água evita que a umidade passe durante a vida útil do sistema do painel solar.

Os painéis solares funcionam em muitos tipos diferentes de propriedade e telhado

Independentemente de qual tipo de telhado esteja sobre sua cabeça – lado a lado, plano, de madeira e outros – uma instalação de energia solar pode ajudá-lo a economizar dinheiro em contas de luz.

Especialmente com materiais e formas de telhado exclusivos, é sempre uma boa ideia obter várias cotações de instaladores experientes e respeitáveis.


Economize até 95% da sua conta de luz

Transforme seu gastos em receita! Faça um orçamento gratuito conosco.


Ficou com alguma dúvida?

Ligue agora e tenha um consultoria gratuita
(51) 4042-4331

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

conteúdos exclusivos sobre energia sustentável? Assine nossa news