Prós e Contras da Energia Solar

Quais são as vantagens e desvantagens da energia solar?

Você sabia que a energia que o sol fornece à Terra por uma hora pode atender às necessidades globais de energia por um ano?

Sem dúvida, o sol é uma fonte de energia poderosa e, embora não possamos coletar uma fração dessa energia, ainda assim, aproveitar essa energia instalando painéis solares pode fazer uma diferença significativa para o planeta.

Embora tenha sido amplamente criticada por ser cara ou ineficiente, a energia solar provou ser extremamente benéfica – não apenas para o meio ambiente, mas também para a economia privada.

Graças às concessões disponíveis em painéis solares, bem como aos preços cada vez mais competitivos do mercado, a energia solar se tornou a principal fonte de energia para mais e mais famílias.

A tecnologia foi drasticamente aprimorada nos últimos anos e foi complementada por sistemas de armazenamento de baterias solares, transformando a energia solar em uma fonte significativamente mais eficiente de energia limpa.


Invista no futuro do seu imóvel! Financie com a RIC Komeco e comece a economizar com energia solar. Clique aqui!

Prévia enquanto durar o estoque – Clique para ampliar

No entanto, sempre há desvantagens, independentemente da fonte de energia que você escolhe analisar. Destacamos as principais vantagens e desvantagens da energia solar para você!

Vantagens da Energia Solar

  1. Fonte de Energia Renovável
    Entre todos os benefícios dos painéis solares, o mais importante é que a energia solar é uma fonte de energia verdadeiramente renovável. Pode ser aproveitado em todas as áreas do mundo e está disponível todos os dias. Não podemos ficar sem energia solar, ao contrário de outras fontes de energia. A energia solar estará acessível enquanto tivermos sol, portanto a luz solar estará disponível por pelo menos 5 bilhões de anos quando, segundo os cientistas, o sol morrerá.
  2. Reduz as contas de eletricidade
    Como a energia gerada pelo seu sistema solar atenderá suas necessidades, suas contas de energia cairão. Quanto você economizará na sua conta dependerá do tamanho do sistema solar e do uso de eletricidade ou calor. Além disso, você não apenas economizará na conta de luz, como também poderá receber pagamentos pelo excedente de energia exportado de volta para a rede. Se você gerar mais eletricidade do que usa (considerando que o sistema do painel solar está conectado à rede).


  3. Aplicações Diversas
    A energia solar pode ser usada para diversos fins. Você pode gerar eletricidade (energia fotovoltaica) ou calor (energia solar térmica). A energia solar pode ser usada para produzir eletricidade em áreas sem acesso à rede elétrica, para destilar água em regiões com suprimento limitado de água limpa e para alimentar satélites no espaço. A energia solar também pode ser integrada nos materiais utilizados nas construções.
  4. Baixos custos de manutenção
    Os sistemas de energia solar geralmente não exigem muita manutenção. Você só precisa mantê-los relativamente limpos, portanto, limpá-los duas vezes por ano fará o trabalho. Em caso de dúvida, você sempre pode contar com empresas de limpeza especializadas. Os fabricantes mais confiáveis ​​de painéis solares oferecem garantia de 20 a 25 anos. Além disso, como não há peças móveis, não há desgaste. O inversor é geralmente a única parte que precisa ser trocada após 5 a 10 anos, porque trabalha continuamente para converter energia solar em eletricidade e calor (PV solar versus solar térmico). Além do inversor, os cabos também precisam de manutenção para garantir que o seu sistema de energia solar funcione com a máxima eficiência. Portanto, depois de cobrir o custo inicial do sistema solar, você pode esperar pouquíssimos gastos com trabalhos de manutenção e reparo.
  5. Desenvolvimento Tecnológico
    A tecnologia no setor de energia solar avança constantemente e as melhorias se intensificarão no futuro. As inovações na física quântica e na nanotecnologia podem potencialmente aumentar a eficácia dos painéis solares e duplicar, ou até triplicar, a entrada elétrica dos sistemas de energia solar.

Desvantagens da Energia Solar

  1. Custo
    O custo inicial da compra de um sistema solar é bastante alto. Isso inclui pagar por painéis solares, inversores, baterias, fiação e pela instalação. No entanto, as tecnologias solares estão em constante desenvolvimento, por isso é seguro assumir que os preços cairão no futuro.
  2. Depende do clima
    Embora a energia solar ainda possa ser coletada em dias nublados e chuvosos, a eficiência do sistema solar diminui. Os painéis solares dependem da luz solar para coletar efetivamente energia solar. Portanto, alguns dias nublados e chuvosos podem ter um efeito perceptível no sistema de energia. Você também deve levar em consideração que a energia solar não pode ser coletada durante a noite. Por outro lado, se você também precisar que sua solução de aquecimento de água trabalhe à noite ou durante o inverno, os painéis termodinâmicos são uma alternativa a considerar.
  3. O armazenamento de energia solar é caro
    A energia solar deve ser usada imediatamente ou pode ser armazenada em baterias grandes. Essas baterias, usadas em sistemas solares fora da rede, podem ser carregadas durante o dia para que a energia seja usada à noite. Esta é uma boa solução para o uso de energia solar o dia inteiro, mas também é bastante cara. Na maioria dos casos, é mais inteligente usar apenas energia solar durante o dia e obter energia da rede durante a noite (você só pode fazer isso se o sistema estiver conectado à rede). Felizmente, sua demanda de energia geralmente é maior durante o dia, sendo atendida maior parte dela com energia solar.
  4. Usa muito espaço
    Quanto mais eletricidade você deseja produzir, mais painéis solares serão necessários, pois você deseja coletar o máximo de luz solar possível. Os painéis fotovoltaicos solares exigem muito espaço e alguns telhados não são grandes o suficiente para acomodar o número de painéis solares que você gostaria de ter. Uma alternativa é instalar alguns dos painéis no seu quintal, mas eles precisam ter acesso à luz solar. Se você não tiver espaço para todos os painéis desejados, poderá optar por instalar menos para ainda satisfazer algumas de suas necessidades de energia.
  5. Associado à Poluição
    Embora a poluição relacionada aos sistemas de energia solar seja muito menor em comparação com outras fontes de energia, a energia solar pode estar associada à poluição. O transporte e a instalação de sistemas solares têm sido associados à emissão de gases de efeito estufa. Também existem alguns materiais tóxicos e produtos perigosos utilizados durante o processo de fabricação de sistemas solares fotovoltaicos, que podem afetar indiretamente o meio ambiente. No entanto, a energia solar polui muito menos do que outras fontes alternativas de energia.

Economize até 95% da sua conta de luz

O artigo despertou seu interesse pela energia solar? Podemos ajudá-lo a encontrar o melhor negócio! Basta preencher o formulário abaixo e entraremos em contato com você com cotações de nossos instaladores profissionais. Reserve um minuto para preencher o formulário e economizar horas de pesquisa! Nosso serviço é totalmente gratuito e sem compromisso!
Simule aqui: http://ricenergia.com.br/simule-aqui/


Todo mundo está migrando para a energia solar. Em momentos de incerteza, este pode ser um grande diferencial para sustentabilidade de qualquer negócio

Graças ao trabalho dedicado da nossa equipe, temos o orgulho de receber feedbacks positivos como estes. Essa é uma forma de mensurar se estamos realizando um ótimo trabalho. Agora é a hora de investir em energia solar!


Fonte: GreenMatch – Adaptado por RIC Komeco

Fale conosco: (51) 4042-4331

whatsapp ric komeco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

conteúdos exclusivos sobre energia sustentável? Assine nossa news