Limpando Painéis Solares: Por quê, Como e Quando limpar

Painel solar limpo = Painel solar eficiente

Gostamos de manter as janelas limpas. Por que a limpeza dos painéis solares deve ser uma exceção?

A questão é realmente quando você precisa oferecer um pouco de cuidado com o painel solar e como.

A manutenção do painel solar é uma questão que confunde muitos proprietários de painéis.

Para ajudar a esclarecer parte da confusão, este artigo irá te ajudar a como limpar os painéis solares sem se machucar ou danificar os painéis no processo.

Examinamos os requisitos do painel: com o que você os limpa e como. Também analisamos as principais fontes de sujeira e quando você precisa chamar os profissionais.

Poeira, folhas e água – bloqueadores solares comuns

Uma dúvida comum: o pó pode causar problemas regulares ou apenas o acúmulo de sujeira ao longo dos anos?

Bem, isso irá depender de onde você mora e o que está causando isso.

Um pouco de poeira pode não ter efeito, de acordo com testes realizados por especialistas, porque a luz ainda pode passar.

Eles recomendam que você deixe a natureza seguir seu curso e a chuva realizará a maior parte da tarefa de limpeza dos painéis solares.

Um teste realizado por uma empresa constatou que a quantidade em que a eficiência é reduzida é pequena – talvez 5% ou menos.

Outra empresa descobriu que uma limpeza completa tornava os painéis 3,5% mais eficientes.

E se isso não é uma evidência suficiente para você, o site de tecnologia limpa – CleanTechnica – relatou uma análise do Laboratório Nacional de Energia Renovável dos EUA (NREL) que mostrou uma potencial perda de 30% no rendimento de energia por ano, se os painéis não forem limpos mensalmente!

Além disso, porém, as folhas também bloqueiam a luz.

Em um experimento realizado pela empresa Mountain View, a limpeza de telas planas “dobrou sua energia da noite para o dia” após 15 meses de operação. No entanto, os testes confirmaram que a chuva nos painéis dos telhados também tende a fazer o trabalho.

Atenção especial

Atenção especial deve ser dada às matrizes fotovoltaicas situadas em áreas mais poeirentas, se estiverem próximas a terras agrícolas ou próximas a uma estrada principal.

Esses painéis têm muito mais poeira e sujeira para lidar e exigirão uma limpeza mais frequente.

Excremento de pássaros: Inimigo Solar No. 1

Excrementos de pássaros em seus painéis são mais prejudiciais do que um fio de poeira.

Seus painéis solares possuem um inversor de string ou microinversores? Isso é importante porque os sistemas com microinversores, com um inversor conectado a cada painel separado, podem mostrar onde um painel foi coberto com excrementos, porque esse inversor deixará de mostrar o fluxo de corrente.

Se você tiver muitas árvores por perto, especialmente árvores de folha caduca, elas não apenas deixarão as folhas nos painéis. Eles também irão atrair pássaros. Então, muito cuidado!

Uma coisa a considerar é o ângulo dos seus painéis. Os painéis planos precisarão de mais manutenção, pois a água pode acumular-se e deixar um resíduo lamacento quando evaporar. Os painéis angulares aproveitam a chuva que os atravessa para mantê-los limpos.

Limpeza de painéis solares: vale a pena chamar um profissional?

Muitos proprietários optam por limpar seus próprios painéis solares. É mais seguro do chão, sempre que possível.

Mas limpar os sistemas fotovoltaicos nem sempre é tão simples quanto parece.

Por exemplo, a sujeira do painel é pior em áreas desérticas, onde o ar é seco e empoeirado. Projetos de matriz de inclinação plana também retêm mais poeira.

Então, quando vale a pena contar com a ajuda de especialistas para resolver esses desafios?

Chamar um profissional pode não valer a pena por causa de um pouco de poeira acumulada ao longo do tempo. Mas fazer por conta própria pode ser caro e certamente perigoso se você cair do telhado.

Invista no futuro do seu imóvel! Financie com a RIC Komeco e comece a economizar com energia solar. Clique aqui!

Prévia enquanto durar o estoque – Clique para ampliar

Uma ideia seria atualizar seu sistema para que você economize mais dessa maneira. Mas se você prefere previnir, há outras vantagens de manutenção.

Você pode ver se detritos de tempestades quebraram os painéis. Além disso, verifique vespas, animais pequenos e até ninhos de pássaros.

Como faço para limpar os painéis solares?

Qual é a melhor maneira de limpar painéis solares? Como você não deseja arranhar os painéis de forma alguma, é melhor usar apenas água e uma esponja não abrasiva para aplicar água com sabão.

Aproveite ao máximo sua instalação solar escolhendo produtos e instaladores credenciados pela Komeco.

Avoid sub-standard solar panels with CEC accredited installer.
Tenha a melhor eficiência dos painéis solares com a RIC Komeco: qualidade garantida

Limpe os painéis solares com detergente neutro, se necessário.

E se você está se perguntando se pode usar uma lavadora de alta pressão para limpar seus painéis solares, recomendamos que você use apenas uma mangueira normal.

O uso de qualquer coisa com alta pressão pode causar danos. Use uma esponja se os pássaros tiverem feito uma bagunça e nada mais forte do que o detergente que você usaria com a louça. Você não quer produtos químicos fortes marcando os painéis.

Manutenção de energia solar – segurança em primeiro lugar!

A melhor maneira de limpar os painéis é do chão, com um implemento de cabo longo. Mas se isso não for possível e você optar por ir ao telhado, tome precauções.

Um profissional usa corda presa ao cinto de segurança que o impedirá de cair no chão.

Ninguém deve estar no telhado sem capacete e cinto de segurança. É um ambiente potencialmente fatal. A tarefa de limpar os painéis solares não vale a sua vida!

Embora existam soluções profissionais para eliminar qualquer sujeira em seus painéis, as inovações do setor também estão abrindo o caminho para uma manutenção mais fácil.

Você precisa mesmo limpar seus painéis solares?

A quantidade média de poeira será removida pela chuva e não valerá a pena incluir os produtos de limpeza profissionais. Se você estiver em uma área altamente poluída, ou se houver alguma sujeira extra, ou objetos obscuros lá em cima, solte o mangueira de jardim e limpe os painéis, mantendo os pés no chão.

Se algo não estiver se movendo ou você precisar limpar um monte de sujeira e cocô de pássaros nos painéis, siga as precauções de segurança e suba lá quando estiver um dia frio e você tiver um cinto de segurança e capacete.

Use uma esponja com detergente para limpar os painéis suavemente. Por fim, você pode optar por deixar a limpeza para os profissionais e apenas fazer verificações no local para ver o quanto eles precisam de manutenção.

Uma solução para evitar que você suba uma escada para inspecionar os painéis pode ser uma empresa profissional que instale uma câmera de CFTV apontada para os painéis para que você possa ver por si mesmo quando eles precisam de limpeza.


Economize até 95% da sua conta de luz

Despertou interesse pela energia solar? Podemos ajudá-lo a encontrar o melhor negócio! Basta preencher o formulário abaixo e entraremos em contato com você com cotações de nossos instaladores profissionais.

Reserve um minuto para preencher o formulário e economizar horas de pesquisa! Nosso serviço é totalmente gratuito e sem compromisso!
Simule aqui: http://ricenergia.com.br/simule-aqui/


Fonte: energymatters – Adaptado por RIC Komeco

Economize com a RIC Komeco

Faça como os nossos clientes que escolheram economizar em até 95% da conta de luz!

Graças ao trabalho dedicado da nossa equipe, temos o orgulho de receber feedbacks positivos como estes. Essa é uma forma de mensurar se estamos realizando um ótimo trabalho. Agora é a hora de investir em energia solar!

Fale conosco: (51) 4042-4331

whatsapp ric komeco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

conteúdos exclusivos sobre energia sustentável? Assine nossa news