Energia Solar – Saiba quais são as Vantagens e Desvantagens

O aproveitamento da energia solar é visto como uma das grandes soluções para todos os problemas energéticos da nossa sociedade. O sol produz 4 milhões de vezes mais energia do que consumimos, o que torna seu potencial ilimitado. São inúmeras as vantagens e benefícios da energia solar. Há poucas desvantagens no decorrer do seu aproveitamento. Conhecê-las é importante para todos interessados nessa tecnologia e ajudar os consumidores nessa importante escolha.

Artigo apresenta conceitos e aplicações de variabilidade econômica e sustentável relacionados à instalação e uso da energia solar
http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_WIC_238_383_33513.pdf

Vantagens da energia solar

  • A energia solar não polui durante seu uso. Ela gera energia elétrica limpa, sustentável e de qualidade, sem prejudicar o meio ambiente. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos
    necessários para a construção dos painéis solares é controlada e utiliza as regras existentes atualmente.
  • As centrais necessitam de manutenção mínima.
  • Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo de produção está diminuindo.
  • A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, já que sua instalação em pequena escala não obriga enormes investimentos em linhas de transmissão.
  • Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território.
    – Vida útil do sistema. Um sistema solar fotovoltaico possui mais de 25 anos de vida útil.
  • Financeira. O retorno monetário por decorrência da instalação de um sistema é muito rápido.

Desvantagens da energia solar

  • Durante a noite não existe produção de energia, o que obriga que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia. Trata-se, então, de uma fonte intermitente, ou seja, aquela que não pode ser fornecida continuamente devido a fatores não controláveis.
  • Nuvens e chuvas, por influenciarem na quantidade de luz que chega até os painéis, alteram a quantidade de energia elétrica gerada pelo sistema fotovoltaico.
  • A aquisição e instalação de um sistema fotovoltaico ainda representa um alto investimento inicial.
    Entretanto, hoje já existem financiamentos subsidiados, juntamente com bancos que disponibilizam linhas de crédito especiais para investimentos em recursos sustentáveis. É importante ressaltar aqui
    que a aquisição do sistema se torna um investimento, uma vez que ele irá trazer um retorno financeiro ao seu proprietário ao longo dos anos, na forma de desconto na conta de luz.
    Reduza até 95% dos custos da sua conta de energia
  • O Marcel é dono de um mercado e já não suportava mais pagar uma conta altíssima de luz. Por isso resolveu fazer um financiamento para instalação de placas fotovoltaicas. Em quatro meses, veja o resultado impressionante:

Se você tem restaurante, academia, motel, hotel, hostel, mercado, açougue, padaria, lavanderia, posto de gasolina, farmácia, concessionária de veículo, escola, faculdades, cursinhos, cursos técnicos, creches, escolinhas, imobiliária, empresas em geral, casa noturna (baladas), pet shop, sorveteria, granja, cervejaria…

Essa é a sua grande oportunidade!
Simule aqui sua economia – Clique aqui

Ficou com alguma dúvida?

Ligue agora e tenha um consultoria gratuita
RIC Energia Sustentável

Tem alguma dúvida específica ou prefere agendar uma visita? Envie uma mensagem via WhatsApp: CLIQUE AQUI
(51) 4042-4331
www.ricenergia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Dúvidas

ou pelo whats Atendimento
conteúdos exclusivos sobre energia sustentável? Assine nossa news