Pode pisar nos Painéis Solares?

Podemos pisar nos módulos fotovoltaicos? O que acontece quando os módulos sofrem impactos mecânicos? É comum vermos fotos e vídeos de pessoas pisando ou andando sobre módulos. Isso é permitido?

Mudar para uma fonte de energia ecologicamente correta, como um painel solar, é sempre uma boa decisão.

Ele pode fornecer suporte extra ao seu telhado, pode ajudar a diminuir sua emissão de carbono e reduzir suas despesas com eletricidade.

Neste artigo você irá descobrir esta dúvida que muitos têm e como é feita a manutenção dos painéis fotovoltaicos.

Manutenção das Placas Solares

Embora tenha muitos benefícios, a manutenção desses painéis pode ser árdua.

Você também precisa limpá-los regularmente para impedir que a sujeira se acumule e dificulte o armazenamento eficiente de seus painéis.

Um conselho que você frequentemente lerá sobre como manter seus painéis em boas condições de trabalho é não pisa-los.

Especialistas dizem que você não deve fazer isso. Esse artigo esclarecerá essa confusão e explicará o motivo por trás da aversão dos especialistas.

É certo andar sobre painéis solares?


Considerando que você construiu painéis solares no seu telhado, você pode se perguntar se poderia pisar neles para consertá-los, caso eles quebrem.

Então você se pergunta, realmente posso fazê-lo? Você será eletrocutado se andar sobre painéis solares? Mais importante, eles vão quebrar se você colocar muita pressão sobre eles?

Para responder à segunda pergunta, não, você não será eletrocutado.

Eles são seguros para você andar. No entanto, ainda é desencorajado que as pessoas andem nesses painéis ensolarados por várias razões.

Razões para não andar nos Painéis Solares

Primeiramente, os painéis solares são caros. Se você andar sobre estruturas ou células de painéis solares, elas podem quebrar ou arranhar.

Uma vez que uma célula está quebrada, a tendência de sua produção de energia se deteriorar aumenta.

Em segundo lugar, com várias condições climáticas e calamidades naturais, até uma pequena fenda pode se tornar maior, pois a constante expansão ou contração térmica fará com que os materiais ao redor se separem.

Por fim, considerando quanto custam e o quão demorado é para instalar ou manter, não vale a pena arriscar danificar um deles.

Painéis solares podem quebrar?

A resposta é simples: Sim.

Eles podem quebrar e existem vários elementos que podem fazer com que o seu painél totalmente funcional e com baixo consumo de energia seja menos funcional ou até quebre.

Uma é se você andar em painéis solares. Isso está claramente explicado na seção anterior. Para ser mais específico, dependendo da qualidade dos materiais utilizados no seu painel e do seu peso, ele pode realmente quebrar suas células solares e torná-las menos eficientes.

É pior, se você usar qualquer tipo de calçado quando pisar nele, a sujeira das solas dos pés (como estilhaços ou detritos rochosos) pode causar arranhões na superfície dos painéis, o que pode desativar uma célula.

Outro fator são as calamidades naturais. O granizo, principalmente, pode levar ao desenvolvimento de microfissuras em seus painéis. Essas rachaduras são invisíveis a olho nu, mas causam danos reais aos seus painéis quando eles se acumulam.

ResearchGate – Micro imagem de uma célula solar com ruídos e rachaduras

Mudanças extremas de temperatura também podem danificar ou quebrar seus painéis.

Ainda mais, raios e tempestades são inevitáveis. Sim, a qualidade dos painéis solares se deteriora naturalmente com o tempo.

No entanto, considerando todos esses elementos, você correrá um risco adicional caminhando sobre as células do painel solar em vez de mantê-las funcionais por pelo menos 25 anos? Provavelmente não.

Um painel solar quebrado pode funcionar? E como consertar um painel solar quebrado?

Então, o que você deve fazer se quebrar o painel solar andando nele? Você acabou de perder totalmente o seu investimento? Bem, depende de quanto dano a ação causou.

Normalmente, o seguro do seu proprietário cobre os danos. Se apenas uma célula estiver quebrada, talvez seja necessário substituir apenas essa célula, o que não lhe custará muito.

Se você é especialista em painéis ou possui conhecimento técnico suficiente para fazer os reparos por conta própria, pode seguir as boas e antigas etapas limpando primeiro as superfícies com álcool desnaturado e usando um epóxi de duas partes resistente a UV para selar as rachaduras e impermeabilizar os painéis.

via GIPHY

No entanto, esse processo requer muito cuidado.

Seus painéis solares não param de funcionar apenas porque você os arranhou depois de andar por cima. Pode ter uma potência reduzida, no entanto, de cerca de 10 a 20%.

Se você quiser saber o quanto eles estão danificados, é possível medir a tensão nas guias da célula. Se eles não estiverem muito danificados, você ainda terá uma voltagem nominal de 85% a 100%.

Se a rachadura ou a célula quebrada não cobrirem uma ampla área de superfície, a impermeabilização pode fazer o truque. O pior caso é se o painel inteiro precisar ser substituído.

Quanto às microfissuras, elas geralmente são cobertas pela garantia; portanto, você pode apenas verificá-las por um especialista para obter um reparo melhor.

Concluindo

Você pode andar em painéis solares? Bem, sim e não.

Existem até comerciais de painéis solares que mostram o quão robustos esses painéis podem ser, mesmo com peso e força. A melhor pergunta é se você deveria, e a resposta para isso é um grande e retumbante não.

Economize até 95% da sua conta de luz

Transforme seu gastos em receita! Faça um orçamento gratuito conosco.
Simule aqui: http://ricenergia.com.br/simule-aqui/


Fale conosco: (51) 4042-4331

whatsapp ric komeco

Fonte https://websolarguide.com/can-you-walk-on-solar-panels/ – Adaptado por RIC Komeco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

conteúdos exclusivos sobre energia sustentável? Assine nossa news