Conheça o maior parque de geração de energia fotovoltaica do Rio Grande do Sul

Parque tem 1,25 mil placas e tem capacidade de gerar até 800 quilowatts

Rede La Salle/Divulgação

Em momentos de incerteza, a geração da própria energia sustentável de um negócio está se tornando cada vez mais um diferencial.

Foi assim que a Rede La Salle ativou o maior parque de geração de energia fotovoltaica do Rio Grande do Sul, em dezembro de 2019.

Leia mais: Qual a diferença entre kW, kWh e kWp?

Mais sobre o Parque de geração de energia fotovoltaica (placas solares) 

Com capacidade de gerar até 1.200 kW, a maior delas está localizada na cidade de Nova Santa Rita.

Onde foi feita a cerimônia de inauguração, e abastecerá seis instituições de ensino da Rede La Salle, na Região Metropolitana, e uma em Caxias do Sul, na Serra.

Já a segunda usina, localizada em Viamão, terá capacidade de gerar até 800 kW e abastecerá cinco instituições de ensino da Rede La Salle em Porto Alegre.

“Os recursos que conseguiremos poupar com custo de energia elétrica serão revertidos na missão da Rede La Salle, isto é, o ensino. Os recursos poupados se transformarão em mais educação. As usinas são, na verdade, mais uma ferramenta de educação, conhecimento. Além disso, esse parque fotovoltaico que inauguramos é mais uma iniciativa para demonstrar que não podemos esquecer a preocupação com o meio ambiente”, destacou o Provincial da Província La Salle Brasil-Chile, Irmão Olavo José Dalvit.

Desenvolver estudos e projetos

Segundo a Rede La Salla, a implementação do parque vai além da economia de energia.

As usinas fotovoltaicas têm o objetivo de desenvolver estudos e projetos para alunos da educação básica e universitária. Por isso, os parques também contarão com a instalação de duas estações meteorológicas.

“Nestes parques queremos integrar a tradição e o compromisso com uma educação de excelência, somados a perspectiva da inovação e do desenvolvimento local. Estes são os focos estratégicos da Universidade La Salle para os próximos anos, que ao lançar em 2020 a nova graduação, oferece mais de 20 novos cursos, agregando a excelência de uma educação com tradição de mais de 100 anos, com ambientes diferenciados de aprendizagem e experiências que dialogam com as necessidades reais mercado profissional”, explicou Vitor Benites, Pró-reitor Administrativo da Universidade La Salle 

Investimento e Financiamento

O investimento para a construção das usinas fotovoltaicas foi possível através de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) via Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

“Após pagar o investimento, o que deve ocorrer em seis anos, a economia no custo de energia elétrica das instituições de ensino atendidas pelas duas usinas fotovoltaicas da Rede La Salle deve chegar a 60% ao mês”, explica o Coordenador de Patrimônio da Rede La Salle, Sandro Baruffi.

Invista no futuro do seu imóvel! Financie com a RIC Komeco e comece a economizar com energia solar. Clique aqui!

Rede La Salle/Divulgação

Economize até 95% da sua conta de luz

Transforme seu gastos em receita! Faça um orçamento gratuito conosco.
Simule aqui: http://ricenergia.com.br/simule-aqui/


Obra

Formada por 2.520 placas solares, a usina fotovoltaica de Viamão ocupa uma área de um hectare.

Já a de Nova Santa Rita está localizada num terreno de 1,3 hectares e, ao todo, tem 3.600 placas solares.

A obra das duas usinas teve início em novembro de 2018. Em ambos os casos, as placas solares foram instaladas no solo em posição estratégica para captar o máximo possível dos raios solares.

Como funciona

As duas usinas fotovoltaicas da Rede La Salle em Viamão e Nova Santa Rita gerarão energia através da irradiação solar que, uma vez na rede elétrica, gera créditos junto às distribuidoras de energia. Com esses créditos será possível abater o custo da conta de energia das suas instituições de ensino.

Fonte: Rede La Salle – Adaptado por RIC Komeco

Economize com a RIC Komeco

Faça como os nossos clientes que escolheram economizar em até 95% da conta de luz!

Fale conosco: (51) 4042-4331

whatsapp ric komeco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

conteúdos exclusivos sobre energia sustentável? Assine nossa news